18 de novembro de 2022

|

by: admin

|

Categories: Advanir Alves Ferreira, Mensagens

A IDENTIDADE DA IGREJA

A IDENTIDADE DA IGREJA

Sabemos da grande importância da igreja no mundo. Jesus chamou a igreja de sal da terra e luz do mundo. Portanto, somos um povo privilegiado por ter sido separado por Deus como geração eleita, sacerdócio real e nação santa. Contudo, temos uma grande responsabilidade em preservar as características essenciais da igreja, para cumprirmos nossa missão na terra. Podemos perceber essas características na igreja primitiva, de conformidade com o texto que se encontra em Atos 2:42-47. A igreja cristã se tornara um referencial para o mundo, em razão da sua evidente firmeza naquilo que aprendera dos apóstolos de Jesus. Os convertidos chamavam a atenção das multidões de judeus, em razão da firme identidade da igreja cristã.

Perseverança doutrinária

Lemos em Atos 2:42: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos …”. A igreja primitiva buscava aprender e guardar os ensinamentos de sua liderança. Viviam firmados na verdade de Deus. Devemos perseverar em seguir ao Senhor com a praticidade dos ensinamentos bíblicos. Não é permitido à igreja cristã servir ao Senhor de qualquer maneira. Sejamos obedientes ao Senhor.

Unção ministerial

O povo de Deus precisa ter temor e vivenciar os milagres divinos: “… e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.”, Atos 2:43. A igreja buscava e usufruía dos dons espirituais. Podemos ser cheios do Espírito Santo e realizarmos, no nome de Jesus, muitos milagres neste mundo. Com isso, abençoaremos muita gente carente. Busquemos ser um canal de bênção.

Solidariedade fraternal

Os primeiros cristãos deixaram um exemplo de solidariedade. Em atos 2:44, percebemos isso: “Todos os criam estava juntos e tinha tudo em comum.”- Repartiam todos os seus bens. Necessitamos ser solidários às necessidades do próximo, especialmente à família de Deus. Não podemos ser negligentes nesse ministério. Procuremos ajudar aos carentes que conhecemos.

Unidade denominacional

Atos 2:46 nos diz: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo … comiam juntos com alegria e singeleza de coração.” A igreja primitiva priorizava a unidade e a comunhão cristã. Precisamos valorizar os nossos relacionamentos e procurar viver bem com todos. Com isso, daremos um bom testemunho para o mundo. Evitemos tudo aquilo que possa nos desunir.

Crescimento sustentável

A igreja cristã tivera um bom testemunho aos olhos dos ímpios: “… e caindo na graça de todo o povo … acrescentava o Senhor à igreja …”, Atos 2:47. A igreja crescia de forma exponencial. Vamos ter uma vida digna diante de todos, para glorificarmos ao Senhor e abençoarmos aos nossos parentes, vizinhos e amigos. Trabalhemos com afinco na causa do nosso redentor.

A identidade da igreja precisa ser tratada com zelo e temor pelos salvos do Senhor Jesus. Há necessidade de uma igreja que faça a diferença neste mundo perdido e corrompido.

Pr. Advanir Alves Ferreira