12 de setembro de 2022

|

by: admin

|

Categories: Advanir Alves Ferreira, Mensagens

O BOM SAMARITANO

O BOM SAMARITANO

Temos inúmeras necessitadas em nosso viver cotidiano. Precisamos constantemente de ajuda em nossa saúde física e emocional e muito mais ainda em nossa vida espiritual. Portanto, somos pessoas frágeis e necessitadas de ajuda neste mundo contaminado pelo pecado. Então, precisamos, sobretudo, reconhecer a nossa total dependência do socorro do nosso Deus.

No texto que se encontra em Lucas 10:30-37, temos a parábola do Bom Samaritano, na qual o Senhor Jesus nos ensina sobre a carência humana e a decadência religiosa na época em que aqui viveu. Um homem que sofrera um assalto não teve a ajuda de um sacerdote nem de um levita que por ali passaram. Contudo, o Bom Samaritano enviado por Deus o socorreu.

Compadece do necessitado

Diferentemente do sacerdote e do levita, o Bom Samaritano viu o homem que havia sido assaltado e parou sua jornada para socorrê-lo, Lucas 10:33. Jesus é o Bom Samaritano que veio ao mundo para manifestar sua compaixão por todos quantos precisam do seu socorro.

Podemos confiar na compaixão do Senhor Jesus por nós, pois Ele veio para nos socorrer e nos conceder vida abundante, João 10:10. Confie totalmente na misericórdia e graça de Jesus.

Toca o necessitado

O Bom Samaritano interrompeu sua viagem para dar atenção a uma pessoa desconhecida e sem se importar com as consequências de sua atitude, Lucas 10:34a. Jesus veio a este mundo para tocar em nós e sarar nossas feridas. Ele tem mudado a história de muita gente.

Necessitamos do toque abençoador do Senhor em nossas vidas. Ele nos ama e derrama sobre nós sua unção abençoadora, Lucas 4:18. Espere sempre o toque do Senhor em tuas feridas.

Carrega o necessitado

Sem medir sacrifícios, o Bom Samaritano colocou o homem ferido sobre seu animal e o carregou consigo até uma hospedaria, Lucas 10:34b. Jesus nos toma nos seus braços e nos leva à igreja para que sejamos sarados. Ele não desampara o desvalido e não despreza o pecador.

Devemos deixar o nosso Redentor nos conduzir para um lugar de refúgio e bênçãos. Ele está sempre disposto a nos carregar em seus braços, Marcos 10:16. Descanse na ajuda divina.

Cuida do necessitado

O Bom Samaritano pagou o preço da recuperação do homem que estava ferido e assumiu quitar todas as demais despesas quando voltasse de sua viagem, Lucas 20:35. Jesus pagou na cruz do calvário o preço da nossa salvação. Ele se sacrificou por nós para nos sarar e redimir.

Necessitamos valorizar verdadeiramente o altíssimo preço que Jesus pagou por nós. Ele prometeu voltar ao nosso encontro, João 14:3. Acredite no cuidado de Deus para contigo.

Jesus, o Bom Samaritano, cuida de nós com muito interesse e voltará para nos levar a um lugar glorioso nos céus. Vamos servi-lo com gratidão por tudo que tem feito pelos seus redimidos.

Pr. Advanir Alves Ferreira

Presidente da IPRB