COMO VIVER SABIAMENTE

Como viver Sabiamente

Vivemos num mundo materialista. As pessoas são mais valorizadas pelo que elas têm do que pelo que elas são. Por isso, a grande maioria de homens e mulheres têm priorizado ganhar dinheiro e ajuntar bens materiais neste mundo. O desejo exagerado para obter o máximo possível de tesouros na terra tem levado muita gente a uma vida desonesta e corrupta.
No texto que se encontra no livro de Lucas 12:16-21, lemos sobre um homem rico que teve uma grande colheita em sua propriedade e não tinha onde guardar a abundância de seus frutos. Em vez de pensar em repartir um pouco com as vidas necessitadas, decidiu construir celeiros maiores para guardá-los. Não se preocupou em viver sabiamente diante de Deus.

Vivendo com discernimento
O homem rico nessa história morreu antes que pudesse começar a usufruir do que estava armazenado em seus grandes celeiros, pois não conseguiu discernir como deveria viver, 16-17.
Precisamos buscar e obter a sabedoria que vem do nosso Deus, para aprendermos a discernir os verdadeiros valores desta vida. Quando vivemos longe da comunhão com o Senhor, nos perdemos em nossas decisões cotidianas e deixamos de aproveitar o melhor de Deus para nós.

Agindo com coerência na vida material
Aqueles que têm como objetivo acumular riquezas somente para enriquecer, sem nenhuma preocupação de ajudar as pessoas carentes, entrarão na eternidade de mãos vazias, 18.
Necessitamos ser pessoas coerentes com aquilo que Deus nos concede nesta vida. Não temos o direito de viver muito bem neste mundo e não demonstrar nenhum interesse pelo nosso semelhante. Vamos buscar o melhor para nós e procurar socorrer os órfãos e as viúvas.

Entendendo a limitação da vida terrena
Planejar a aposentadoria, preparar-se para desfrutar a vida depois de anos de trabalho é sábio, mas negligenciar a vida depois da morte é desastroso. Não vivemos para sempre aqui, 19-20.
Podemos viver de uma maneira satisfatória e abençoada neste mundo. Porém, precisamos entender a limitação dos nossos anos de vida neste planeta. Em razão do pecado de nossos primeiros pais, a humanidade foi condenada à morte física. Viva com humildade e sabedoria.

Ajuntando prioritariamente tesouros no céu
Jesus nos desafia a pensarmos além dos objetivos materialistas e a usar aquilo que temos para o Seu Reino. Fé, serviço e obediência são o caminho para tornar-se rico espiritualmente, 21.
Devemos priorizar uma vida agradável ao nosso Deus e ajuntarmos tesouros no céu, onde viveremos para sempre. Podemos ser ricos para Deus com uma vida de intensas orações, meditação na Sua Palavra e serviço eficaz junto às pessoas que precisam da nossa ajuda.
Vamos procurar viver sabiamente diante de Deus e dos homens, fazendo sempre aquilo que somente glorifica o Nome de Jesus e traz muitos benefícios a este mundo caído e pecaminoso.

Pr. Advanir Alves Ferreira
PRESIDENTE DO PRESMAR