Projeto Renovar

Home / PRESMAR / Projeto Renovar

Projeto Renovar

No dia 1º de Agosto de 2008 o Presbitério de Maringá (PRESMAR), presidido pelo Pr. Advanir Alves Ferreira, inaugurou o seu primeiro Centro de Recuperação de Moradores de Rua, a MISSÃO RENOVAR DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Esteve presente à reunião toda a Diretoria do Presbitério de Maringá, juntamente com alguns pastores das Igrejas e Congregações Presbiterianas Renovadas, a secretária de Assistência Social e Cidadania do Município e diversos empresários da região. Estabelecida na cidade Maringá, PR, essa ONG (Organização Não-Governamental) tem por objetivo alcançar os moradores de rua de Maringá e região e reintegrá-los à sociedade, aos seus familiares e, acima de tudo, a Jesus Cristo, levando-os a aceitá-Lo como o Senhor e Salvador de suas vidas. O trabalho da Missão Renovar pauta-se em três pilares principais (assistência, recuperação e reintegração) e preocupa-se com as três instâncias fundamentais do ser humano – a física, a mental e a espiritual. As ações, nesse sentido, vão desde a pregação do evangelho, distribuição de lanches, roupas e cobertores nas ruas até a internação de moradores de rua no Centro de Recuperação, onde recebem todos os cuidados necessários e têm a chance de iniciar um processo de recuperação que dura, em média, 7 meses e que visa à libertação dos vícios, a evangelização e a reintegração dessas pessoas ao mercado de trabalho e a uma situação de vida digna.

Além do Diretor Geral da Instituição, o Evangelista e Psicólogo Flávio Augusto F. de Oliveira, a Missão Renovar conta hoje com uma equipe completa, que envolve desde obreiros com dedicação exclusiva e integral, até médico, enfermeiros, dentista, nutricionista, pastores, dentre outros voluntários, tudo sob a supervisão do Presbitério de Maringá.

Na cerimônia de inauguração, o Pr. Advanir lembrou que não podemos ter a mesma atitude do sacerdote e do levita, que passaram de largo e nada fizeram pelo homem estirado ao pé da estrada, mas sim, agir como o “bom samaritano” (Lc 10:25-37), que se moveu de uma íntima compaixão por aquele homem, atou e medicou suas feridas e levou-o para um local apropriado, onde pôde cuidar dele e das suas necessidades mais urgentes.

Ressaltou, ainda, que a fé sem obras é morta em si mesma (Tg 2:14-17) e que é necessário um despertar da Igreja para a realidade do mundo à sua volta, para que cumpra a sua função integralmente.

A Missão Renovar parte da necessidade, da obrigatoriedade e do compromisso cristão em se desenvolver Missão Integral na Igreja. A população de rua cresce a todo instante e é dever da Igreja auxiliar no resgate e na recuperação desse público!