CRISTO É SUPERIOR AOS ANJOS

Jesus Cristo foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, uma bem-aventurada mulher escolhida por Deus. Jesus se tornou como um de nós, sem, contudo, cometer qualquer tipo de pecado. Viveu neste mundo trinta e três anos e sacrificou a sua vida pela humanidade, para a redenção de todo aquele que nele crê. Ele ressuscitou ao terceiro dia e voltou para os céus.
No texto que se encontra em Hebreus 1:1-14, podemos observar a sua superioridade aos anjos, os quais também foram criados por Deus. O autor do livro aos hebreus cita vários textos dos Salmos e de outras passagens bíblicas para demonstrar claramente a grande superioridade de Cristo Jesus sobre todas as criaturas e tudo que existe no universo, inclusive sobre os anjos.

Cristo é o Filho unigênito
Jesus Cristo é o único Filho gerado por Deus: “... Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? ... Eu lhe serei por Pai, e Ele me será Filho?”, Hebreus 1:5. Portanto, Ele é superior a qualquer criatura.
Devemos valorizar sobremaneira a decisão do nosso Deus de providenciar a vinda de Jesus Cristo para nos redimir de todos os nossos pecados e garantir a nossa eternidade nos céus.

Cristo é o Senhor adorado pelos anjos
Lemos em Hebreus 1:6: “ ... E todos os anjos de Deus o adorem”. Jesus é o Filho honrado e o primogênito de Deus. Por isso, Ele é adorado pelos anjos e pelos seres humanos criados.
Precisamos ler, meditar e compreender os textos bíblicos para que tenhamos uma vida de consagração e adoração ao Senhor, como fazem os anjos que venceram a oposição maligna.

Cristo é o Deus conosco
Em Hebreus 1:8, percebemos claramente o próprio Deus do universo fazendo menção do Senhor Jesus como Deus: “ ... ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos ...”. Aleluia!
Podemos ter a convicção de que Jesus, o nosso Salvador, é o Emanuel, ou seja, Deus conosco (Mateus 1:23). Em razão disso, temos toda a segurança de servir a Jesus, o Cristo e Senhor.

Cristo é o Senhor Criador do universo
Jesus Cristo é o criador de tudo que existe: “ ... Tu, Senhor, no princípio, fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos”, Hebreus 1:10. Jesus é o criador de todo o universo (João 1:3).
Necessitamos conhecer a Bíblia Sagrada e ter a certeza de que tudo foi criado pelo nosso Deus. A ciência procura distorcer essa verdade com afirmações sem nenhuma fundamentação lógica.

Cristo é o Deus Eterno
De conformidade com Hebreus 1: 3: “ ... mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão”, podemos ter a certeza de que Jesus Cristo sempre existiu e sempre existirá. Ele é eterno.
Temos um Deus eterno que nos criou e nos redimiu na Cruz do Calvário, derramando o seu próprio sangue para nos purificar de todo pecado e para nos assegurar a vida eterna com Ele.
Portanto, podemos ter a convicção de que Jesus Cristo, o Filho unigênito do Pai Celestial é o próprio Deus que criou o universo e nos concede a vida eterna. Glorificado seja o seu Nome.

Pr. Advanir Alves Ferreira