A ENTRADA NA TERRA PROMETIDA

O Deus de amor e poder tem o melhor para o seu povo. Ele enviou o Seu Filho ao mundo para nos redimir do pecado e nos conceder uma nova vida em Cristo Jesus. O Senhor, criador dos céus e da terra, fez em Sua Palavra grandes promessas para aqueles que estão dispostos a obedecê-lo e servi-lo de todo o seu coração. Podemos alcançar as inúmeras bênçãos de Deus.
No livro de Josué, capítulos 1 a 6, encontramos os textos que fazem referência à entrada do povo de Israel na Terra Prometida. Moisés tinha morrido. Antes, porém, da sua morte tomou a iniciativa de preparar Josué, seu servo de confiança como o seu sucessor. Em seguida, Deus chama Josué para a difícil e gloriosa missão de conduzir o povo israelita à Terra Prometida.

Com um líder escolhido por Deus
O próprio Deus falou com Josué e o convocou para ser o sucessor de Moisés, como líder do antigo povo de Deus, os israelitas, Josué 1:2. Ele foi preparado para essa grande conquista.
Devemos seguir o líder chamado e preparado por Deus para pastorear e direcionar o Seu povo,para obter as lindas promessas que Ele nos faz. Deus quer nos conceder uma vida abençoada.

Com a prudência necessária para vencer
Josué enviou espias secretamente para obter informações estratégicas sobre Jericó, a primeira cidade que o povo de Israel haveria de enfrentar, Josué 2:1, uma cidade altamente fortificada.
Precisamos sempre agir com prudência em todas as nossas atitudes, pois somente assim conseguiremos conquistar os nossos objetivos traçados pelo Senhor. Sejamos cautelosos.

Com a graça do Senhor
Deus abrira as águas do mar vermelho para retirar os hebreus do Egito, Êx.14, e aqui o Senhor separou as águas do rio Jordão para que eles pudessem entrar em Canaã, Josué 3:14-17.
Podemos ter a convicção de que não há impossíveis para Deus. Ele, pela Sua graça, pode nos conceder quaisquer bênçãos que necessitamos. O nosso Deus pode todas as coisas.

Com obediência à Palavra de Deus
O rito da circuncisão marcou a posição de Israel como povo que possuía uma aliança com Deus. Os israelitas comprovaram a sua obediência submetendo-se à circuncisão, Josué 5:4-9.
Temos que ler constantemente a Palavra de Deus e praticá-la para agradarmos ao nosso Deus. Com fidelidade ao Senhor, podemos obter tudo aquilo que Ele projetou para as nossas vidas.

Com confiança na posse da sua terra
Sem uma grande intervenção divina, a poderosa cidade de Jericó nunca cederia perante aquelas tribos do deserto. Porém, com a força do Senhor Israel venceu Jericó, Josué 6:20-21.
Devemos confiar de todo o nosso coração na ajuda providencial do Deus Todo-poderoso. Ele deseja conceder para o seu povo cada uma das promessas que nos fez em Sua Palavra.
Vamos buscar a Terra Prometida com firmeza, prudência, graça, obediência e confiança. Podemos buscar e alcançar as bênçãos gloriosas que nos farão mais do que vencedores.

Pr. Advanir Alves Ferreira