2 de outubro de 2023

|

by: admin

|

Categories: Advanir Alves Ferreira, Mensagens

O CUIDADO DO BOM PASTOR

O CUIDADO DO BOM PASTOR

Há momentos na vida em que nos sentimos desamparados e sem nenhuma direção segura para seguir. Quando temos esse sentimento de solidão parece que tudo vai cair por terra; não vislumbramos uma boa saída e ficamos com muito medo de tudo o que poderá acontecer conosco. Isso tudo nos mostra a necessidade de um cuidado sobrenatural do Deus criador. Quando lemos e meditamos no Salmo 23, passamos a entender que há alguém muito maior do que todos nós que tem grande interesse em nos ajudar em nossas debilidades e necessidades. O Rei Davi foi quem Deus usou para transmitir as sublimes palavras desse preciosíssimo salmo da Bíblia. Todos que meditam nesse texto começam a entender o cuidado do Bom Pastor.

Nossa confiança: Satisfação pessoal

Davi tinha sido um pastor de ovelhas e sabia muito sobre o valor desse trabalho. Em razão disso, podia com confiança entender o cuidado pastoral do Sumo Pastor: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”, Salmo 23:1. Nada falta para quem é cuidado pelo Senhor. Podemos confiar de todo nosso coração que Bom Pastor, Cristo Jesus, vai cuidar de cada um de nós durante nosso viver neste mundo conturbado. Tenhamos a firme confiança.

Nossa bem-aventurança: Suprimento essencial     

Nosso Bom Pastor conhece “os verdes pastos” e as “águas tranquilas” que nos refrigerarão e suprirão nossas necessidades cotidianas, Salmo 23:2-3. Por isso, precisamos segui-lo com fidelidade para continuarmos usufruindo das suas bênçãos.  Nossa provisão vem do Senhor. Necessitamos buscar o suprimento essencial para nossa vida como pessoas bem-aventuradas que somos. A felicidade faz parte da nossa vida neste mundo. Sejamos cristãos felizes.

Nossa segurança: Proteção sobrenatural

Somente o Bom Pastor pode caminhar conosco “pelo vale da sombra da morte” e nos levar com total segurança para o outro lado, Salmo 23:4. Por isso, devemos continuar seguindo com firmeza àquele que nos oferece uma firme segurança. Nosso protetor é o Senhor. Precisamos descansar no cuidado do Bom Pastor, pois Ele é o todo-poderoso e sempre nos protegerá dos perigos deste mundo cheio de maldade. Andemos seguros com o Senhor.

Nossa esperança: Vitória exponencial

Na cena final deste Salmo, vemos que os verdadeiros crentes habitarão para sempre com o Senhor, o Bom Pastor: “… unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia me seguirão …”, Salmo 23:5-6. Nossa vitória é garantida pelo Senhor.  Devemos esperar com convicção a grande vitória que nosso Deus nos concederá pela sua graça e misericórdia em todas as etapas da nossa vida. Esperamos com muita fé no Senhor. Observamos neste Salmo de Davi, que com o cuidado do nosso Redentor, Jesus Cristo, o Bom Pastor, viveremos neste mundo com satisfação, suprimento, proteção e vitória excepcionais.

Pr. Advanir Alves Ferreira