10 de maio de 2023

|

by: admin

|

Categories: Advanir Alves Ferreira, Mensagens

O IMENSURÁVEL VALOR DA FAMÍLIA

O IMENSURÁVEL VALOR DA FAMÍLIA

Deus, ao criar o mundo, deu grande importância à família. No Jardim do Éden, fez o homem a sua imagem e semelhança e de uma costela sua fez a mulher para que ela lhe fosse sua companheira idônea, Gênesis 2:4-25. O plano do nosso Deus era que eles gerassem filhos e se multiplicassem. O Senhor tinha como propósito principal abençoar todas as famílias da terra.

Em Êxodo 4:31, observamos o sucesso ministerial de Moisés, o qual o Senhor usara para a libertação do povo hebreu do Egito, com mão forte e poderosa. Moisés teve grande êxito. Porém, sua família foi essencial para que ele obtivesse a grande vitória para seu povo. Desde seu nascimento até a saída do Egito, percebemos o grande valor da sua família.

Proteção descomunal

Em Êxodo 2:1-2, observamos que Moisés precisou ser escondido pelos seus pais logo após seu nascimento. Havia uma determinação de Faraó para que as crianças dos hebreus, que fossem do sexo masculino, teriam que morrer. Contudo, seus pais decidiram protegê-lo.

Precisamos valorizar a grande proteção que tivemos da parte de nossos pais. Agora, devemos ter a mesma atitude para com os nossos filhos, oferecendo-lhes a proteção necessária.

Cuidado fraternal

Com três meses de vida, Moisés contou com o cuidado da sua irmã Miriã, quando foi colocado no rio Nilo dentro de uma arca de juncos, Êxodo 2:4-7. Ela foi usada por Deus para livrar seu irmão da morte e ter sua vida preservada. Miriã demonstrou o valor do cuidado fraternal.

Necessitamos ter uma grande consideração para com os nossos irmãos, reconhecendo sempre os cuidados para conosco e procurando ajudá-los em todas as circunstâncias da vida.

Ensino fundamental

Moisés pôde passar os seus primeiros anos de vida com seus pais e receber deles todo o ensinamento sobre o Deus criador de todas as coisas, Êxodo 2:8-9. Com o conhecimento que obtivera sobre Deus, Moisés tornou-se o grande libertador do povo hebreu, tirando-o do Egito.

Devemos ter consciência de que nossos pais nos deixaram um legado valioso, para que nos tornássemos pessoas dignas neste mundo. Façamos o mesmo com os filhos que Deus nos deu.

Companheirismo ministerial

Após ter sido criado no palácio de Faraó, Moisés teve que fugir do Egito por ter matado um egípcio. Quarenta anos depois, o Senhor o chama para libertar os hebreus do Egito. Uma missão para a qual necessitou contar com o companheirismo de seu irmão Arão, Êxodo 4:27.

Precisamos entender que nos momentos de maior necessidade podemos ter a ajuda de nossos irmãos e devemos também estar prontos para socorrer nossa família em suas dificuldades. Valorizemos sempre nossos pais e irmãos, pois eles fazem parte da nossa família. Vamos reconhecer a ajuda que temos deles recebido e procurar abençoar aos nossos familiares.

 

Pr. Advanir Alves Ferreira