9 de agosto de 2022

|

by: admin

|

Categories: Advanir Alves Ferreira, Mensagens

SAMUEL, UM UNGIDO APROVADO POR DEUS

SAMUEL, UM UNGIDO APROVADO POR DEUS

Fomos criados por Deus de uma maneira muito especial. O Senhor nos criou à Sua imagem e semelhança, para que dominássemos sobre todas as outras criaturas e governássemos este mundo no qual vivemos. Fomos capacitados por Deus para servi-Lo com inteireza de coração e adorá-Lo em espírito e em verdade. Precisamos viver com a aprovação do nosso redentor.

Em I Samuel 12.5, lemos que o profeta Samuel tivera a aprovação do Senhor de uma maneira completa em sua vida neste mundo. Deus fora a sua testemunha de que exercera o seu ministério com toda a honestidade, sem cometer deslizes como Juiz e Profeta junto ao povo de Israel. Ele é um modelo para quem deseja exercer o seu ministério com a aprovação de Deus.

Nasceu por uma providência Divina

Ana, a mãe de Samuel, era estéril e desejava muito ter um filho. Ela buscou ao Senhor em oração e obteve o grande milagre de conseguir conceber e ter um filho, I Sm 1.19-20.

Necessitamos buscar ao nosso Deus, sem desanimar, até alcançar os nossos sonhos, ainda que pareçam ser impossíveis de obtê-los. Deus é fiel e misericordioso para quem clama a Ele.

Foi consagrado ao Senhor

Samuel tinha aproximadamente três anos de idade quando foi desmamado e levado ao Tabernáculo de Deus, I Sm 1.27-28. Ele foi consagrado ao Senhor para servi-Lo.

Devemos consagrar os nossos filhos a Deus, para que eles possam servi-Lo neste mundo pecaminoso e corrompido. Deus tem o melhor para a nossa geração. Confiemos n´Ele.

Cresceu em meio a uma crise ministerial

O Senhor começou a falar com Samuel quando ele era ainda muito jovem e revelou-lhe os graves pecados que era cometidos pelos filhos do Sacerdote Eli, I Sm 3.12-19.

Podemos ser fiéis ao Senhor mesmo quando há corrupção no Santuário Divino. Deus não deixa impunes os pecados cometidos na Sua Casa e abençoa os sinceros. Sejamos fiéis ao Senhor.

Conduziu o povo de Deus a uma grande vitória

Vinte anos depois da derrota sofrida pelos israelitas, em razão dos pecados dos sacerdotes, Deus conduziu o Seu povo a grande vitória, pela intercessão do Seu ungido, I Sm 7.10-12.

Precisamos sempre interceder por aqueles que buscam o socorro Divino, pois o Senhor ouve os clamores de Seus servos fiéis. Clamemos continuamente ao nosso Deus com muita fé.

Serviu ao Senhor com integridade de coração

Em seu discurso de despedida, o profeta Samuel pediu aos israelitas que apontassem qualquer injustiça que tivesse cometido, I Sm 12.3-4. Nem um israelita tinha de que o acusar.

Podemos servir ao nosso Deus com toda a honestidade e dignidade exigidas na Bíblia Sagrada.

Precisamos manter a nossa retidão diante dos homens e de Deus. Sejamos sempre puros.

Vamos seguir o exemplo de servos fiéis na história bíblica e buscarmos servir ao nosso Deus com consagração, santidade e com a Sua aprovação, para sermos bênçãos na vida de todos.

 

Pr. Advanis Alves Ferreira